terça-feira, 12 de julho de 2011

                                         Projeto de Valorização do Vigilante                              

Valorizar e reconhecer o trabalho do vigilante. Esse é o desafio que o SESVESP decidiu enfrentar através de um grupo de empresários liderados por Ereni Ribeiro Tinoco, os associados Tatiana Diniz, Carlins Ferraz, Frederico Junqueira e Ricardo Tadeu Corrêa que idealizaram o projeto para trazer o devido reconhecimento da sociedade à profissão e aos profissionais de Vigilância Patrimonial Privada. O Portal do Vigilante não poderia de levar aos nossos afiliados um projeto de tal magnitude.

Afinal, o que se vê e se lê no noticiário constantemente são casos isolados de ocorrências que mancham a imagem desses profissionais: Conivência em assaltos, reação inadequada, etc. Entretanto, as milhares de ocorrências que são evitadas todas as vidas protegidas e salvas pelo pronto- atendimento, todos os bens guardados e preservados por todos esses profissionais não são lembrados nem mencionados pelos noticiários... E o que fica, depois da notícia mal noticiada, é a imagem de uma atividade sem controle, feitas por amadores desesperados e sem capacitação, o que, definitivamente, não é verdade!

Para reverter esse falso entendimento da atividade, tão propalado pelas ocorrências que tanto aguça o interesse da imprensa sensacionalista, o grupo criou o Projeto de Valorização do Vigilante com ações muito bem definidas e com o apoio da diretoria do SESVESP e de todo o empresariado paulista, sem os quais não teria sido possível realizar os trabalhos.

O primeiro passo foi à criação e a elaboração de um vídeo, que pode ser assistido aqui, que demonstrasse o rela valor do profissional de vigilância evidenciando suas tarefas nos mais variados trabalhos das mais diversas áreas em que atuam.

Segundo Ereni Tinoco, “o projeto é uma iniciativa fundamental para o nosso segmento porque atua em três linhas mestras”

A) Necessidade de valorizar o trabalho do vigilante;
B) Fazer com que ele (o profissional) sinta orgulho de sua atividade;
C) Mostrar ao mercado contratante e a sociedade em geral a importância desse trabalho.

A motivação em estar neste projeto é a possibilidade de mostrar o lado produtivo da atividade que é mostrada pela imprensa sempre pela ocorrência de perdas, é focar na sensibilização de todos os envolvidos, chamado- os a exercitar o olhar correto ao vigilante mostrando o seu cotidiano, seus sonhos, seu empenho no trabalho. O vídeo conseguiu passar a emoção que o grupo idealizou, pois mostra o lado família do vigilante, no carinho de sua relação com o filho e seu profissionalismo no exercício de sua atividade”.

Sob o titulo, “O Vigilante”, o filme conta a historia de um vigilante que , após um dia de trabalho, vai ao quarto do filho para lhe contar uma história para dormir como faz habitualmente.

O filho, fã de super – heróis, pede ao pai para contar a historia de seu trabalho. Durante a narrativa são abordados diversos aspectos da atividade deste profissional, seu dia a dia e sua atuação nas diversas situações que se apresentam.

Em uma versão mais corporativa, o filme traz ainda as declarações de Francisco Tranchesi, Gerente de Segurança da Nokia Siemens, e Marcos Silva, responsável pela Segurança da Embraer, ambos empregados e incentivadores do emprego e do desenvolvimento da atividade.

O trabalho foi concebido para revelar os bastidores da profissão e demonstrar a necessidade de humanizar o profissional vigilante demonstrando seu envolvimento no contexto sócio familiar e mostrar a importância de seu trabalho e a integração com o contratante e com os demais trabalhadores nesses ambientes.

Assista ao video

http://www.youtube.com/watch?v=kYhKzEU-YUY&feature=player_embedded


_________________________________________________________________________________
Fonte do texto: http://sesvesp.spaceblog.com.br/2/
Fonte do video: http://www.sesvesp.com.br/video.cfm

http://www.portaldovigilante.com.br/

Nenhum comentário: